sábado, 21 de agosto de 2010

Alimentação e pele bonita, tudo a ver!

Sabemos que a alimentação está ligada diretamente à beleza da pele. Ela tem influência na textura, brilho, e um cardápio equilibrado em vitaminas e minerais resulta em uma pele cheia de vida!

Já um cardápio repleto de gorduras, pobre em fibras e sem nutrientes reflete em uma pele sem vida, com acnes, com celulite, em toda a extensão do corpo.

É necessário equilibrar a alimentação para renovar a pele de dentro para fora. E complementar com bons produtos de beleza que vão deixá-la mais bonita e macia.

  • Para ter uma pele bonita e saudável entre os principais alimentos estão os vegetais e frutas frescas, principalmente ricos em beta-caroteno, precursor da vitamina A, que protege contra o envelhecimento e ação dos raios solares.Deficiência de beta-caroteno leva a uma pele pálida, seca e sem vida

Onde encontrar: agrião, brócolis, cenoura, couve, damasco, espinafre, tomate, manga, laranja, mamão, acerola, pêssego;

  • Faça uso de gorduras boas para o organismo. Os ácidos graxos produzem a membrana celular que envolve a célula, protegendo-a contra a ação dos radicais livres. O fumo, a bebida alcoólica, a poluição prejudicam a pele, tendo dificuldade em eliminar os resíduos tóxicos e absorver os nutrientes.
Onde encontrar: semente de linhaça e gergelim, azeite de oliva extra-virgem, castanhas.



    • Água irá melhorar a saúde dos intestinos e tendo como conseqüência a eliminação de toxinas e hidratação da pele.Para um adulto saudável é recomendável em média 2 litrosde água por dia.
    • Vitamina E, protege contra o envelhecimento e ação dos raios solares.

    Onde encontrar: abacate, amêndoas, avelã, azeite de oliva extra-virgem, cereais integrais, farelo de gérmen de trigo.



    • Fibras, auxiliam na eliminação de gorduras do organismo, controle da glicose, regularização dos intestinos e eliminação de toxinas.
    Onde encontrar: farinha de linhaça, aveia, arroz integral (inserir o link: , pão integral, lentilhas, grão-de-bico, verduras e frutas).



    • Cobre, Selêncio e Zinco, reforçam o sistema imunológico, é cicatrizante para o quadro de acne, são responsáveis pela formação da elastina;
    Onde encontrar: cobre – nozes, frutas secas, selênio – castanha-do-pará, grãos integrais, zinco – semente de abóbora, soja, tofu, castanha de caju, aveia.


    • Vitamina B2 (riboflavina), melhora a saúde da pele em geral.
    Onde encontrar: cereais integrais, amendoim, soja, verduras verdes e ervilha.


    • Vitamina C junto com a vitamina E são potentes antioxidantes – prevenindo a produção de radicais livres, o que leva ao envelhecimento, é importante para formação do colágeno – proteína estrutural que dá firmeza a pele.
    Onde encontrar: maiores fontes são as frutas cítricas como a laranja, limão, acerola, maracujá, abacaxi, tangerina, caju. Também verduras como couve, pepino, agrião, repolho, pimentão, tomate, espinafre.


    Lembre-se ainda de 2 fatores importantes à saúde da pele: protetor solar e atividade física.

    Fonte: Roteiro da Moda by Dra. Kilz Miranda - Nutricionista – CRN 5953

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário