quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Qual a diferença entre Retrô e Vintage?

Quando você entre num brechó ou num antiquário e vê aquela peça de roupa e objetos da década de 1950,1960, saiba que você estará diante de um produto vintage.
Mas quando você entra numa loja do shopping e da de cara com a nova coleção da sua marca predileta e percebe que alguns itens tem a cara de mimos que você sonhava ter quando era criança, ou que seus pais usaram quando ainda namoravam escondidos, então sua marca optou por uma coleção com itens retro.
A todo instante nos deparamos com lançamento de produtos que, embora sejam novidade, tem aspectos e design antigos. Desde eletrodomésticos à automóveis, notamos que existe uma tendência saudosista em reproduzir em novos objetos de consumos algumas características antigas, passando por uma releitura e adaptação aos tempos atuais.
No entanto, existem aqueles que fazem questão da originalidade, e buscam isso em itens fabricados em décadas passados mas, pela boa conservação, ainda podem ser perfeitamente utilizados em seu propósito, seja numa peça de vestuário ou num objeto de decoração.
Mini Cooper
Mini Cooper

Um bom exemplo de produtos retro pode-se notar em algumas linhas de óculos de sol. A Ray Ban lançou recentemente uma nova coleção da linha Wayfarer com releitura do que se usava na década de 60.
Alguns jovens, no entanto, vasculhando os baús de seus pais, encontraram peças vintage, originais e em perfeitas condições para desfilarem pelas ruas com seus óculos sessentista.

Se mesmo assim você ainda se confunde entre o que é vintage e o que é retro grave a seguinte regra: Vintage é todo o produto velho que tem cara de novo, e retrô é todo o produto novo que tem cara de velho. 



Fonte: Roteiro da Moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário