quinta-feira, 1 de julho de 2010

Diferenças entre estilo Provençal e Cottaqge Style

Fiz uma pesquisa sobre o tema, para definir a diferença entre estes dois estilos, que muitas vezes são confundidos!

Em poucas palavras, o estilo cottage (ou estilo chalé) é:  feminino, floral, acolhedor, pastel e aconchegante. Imaginem uma cabaninha no campo, com tudo fofo, cheia de detalhes mimosos, arranjos de flores, toalha de mesa florida num chá da tarde com um bolinho feito na hora… Essa é a sensação de conforto que temos quando estamos numa cottage! Ela não precisa ter o branco como cor predominante, mas as cottages mais bacanas  (na minha opinião) abusam das cores clarinhas e tons pastel. Cortinas, colchas, detalhes em crochê, almofadas, louça florida, tudo para a gente se sentir feliz e acolhida. Móveis de madeira branca ou mesmo rústica, mas delicados e femininos. Nada de linhas retas ou móveis contemporâneos.   Espelhos vintage, enfeites em porcelana, prata e até mesmo lustres de cristal são facilmente encontrados nos lindos chalés!









 Acessórios Cottage
Camas bem feitas, com almofadas e colchas estampadas, mesinha com saia, papel de parede e abajur.

Texturas que se misturam

 Papel de parede estampado, cabides para bolsas e chapéus, quadrinhos e estampas toile de jouy.

Os vasos com flores frescas e fruteiras de louça branca provençal são presença garantida nas cottages.

Peças vintage, relíquias de família e móveis de jardim dão o toque antiguinho!
Cestos de vime ou palha como porta coisas a padronagens mix and match são detalhes que compõem a atmosfera de uma autêntica cottage!

***

 Já o estilo provençal (conhecido também como french country style), não é feminino em si. É uma mistura dos móveis clássicos regentes com outros desgastados ou rústicos. Na verdade o estilo provençal nos remete à vida rural dos franceses do sul da França com suas casas de campo em meio aos vinhedos e aos campos de lavanda.  Vejo paredes desgastadas ou de pedra, móveis mais pesados de madeira, lustres de ferro, estofados forrados com tecidos nobres e detalhes em toile de jouy.  Taças de cristal ou até mesmo vidro bem rústicas e pesadas e ainda mobiliário de ferro no jardim. Ao contrário do que vemos muitas vezes em revistas de decoração infantil ou outras, o branco não é a cor que predomina nas verdadeiras casas da Provence! Além dos tons suaves, o francês usa todo o espectro de cores na decoração, principalmente o amarelo ouro ou envelhecido, vermelhos, azul cobalto, verdes, ferrugem e tons de madeira crua ou mais escura até, muitas vezes. É um estilo mais rústico, comparado ao cottage, mas não menos charmoso!

É possível que os estilos se confundam, muitas vezes, mas se reparmos bem, saberemos de qual estamos falando!


   











Acessórios Provençal
O look provençal tem os seguintes elementos: antiguidades, tons de azul e amarelo, louças brancas, estampas florais, móveis com madeira talhada e inspiração rústica, acabamentos e revestimentos (franjas, rendas), e elementos com aspecto desgastado (pátina, móveis envelhecidos).








Fonte: My notebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário